Solidariedade
No que concerne a ações de Solidariedade, o PPGPAR-UFMG no quadriênio 2013-2016 atuou em diversas frentes. A primeira foi a aprovação e estabelecimento do Doutorado Interinstitucional - DINTER NACIONAL em parceria com o recém-criado Programa de Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas da Universidade Federal de Mato Grosso (Campus Araguaia) em 2012, que contou com a última defesa em 2017. Esta parceria permitiu a formação de quinze novos doutores, refletindo o compromisso do PPGPAR-UFMG com a redução das assimetrias inter-regionais na pós-graduação em nosso país. Nove professores de nosso Programa participaram ativamente da orientação ou coorientação de alunos do DINTER. Além disso, a interação ativa entre os docentes orientadores do Programa de Imunologia e Parasitologia da UFMT e do PPGPAR-UFMG expandiu ainda mais as colaborações com outros grupos no estado do Mato Grosso e o crescimento, de forma sustentável e qualitativa, do Programa de Imunologia e Parasitologia da UFMT. Ainda no quadriênio 2013-2016, destaca-se a manutenção de parcerias como a realizada a partir do Edital nº 06/2011 - Casadinho/Procad - Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/Capes - Ação Transversal em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Programa de Pós-graduação em Microbiologia). Tal parceria tem permitido a interação de docentes dos dois Programas e estabelecimento de novos projetos em conjunto.
Neste quadriênio (2017-2020), foi aprovado um projeto conjunto entre o Programa de Pós-graduação de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCEL - Nota 5), coordenado pelo egresso do nosso Programa Prof. Alexandre Barbosa Reis, e o PPGPAR-UFMG submetido em resposta à chamada pública Chamada Pública CNPq No 01/2019 - Apoio à formação de doutores em áreas estratégicas. Este projeto, que tem vigência de 5 anos, tem como objetivo estreitar e fortalecer laços colaborativos científicos entre docentes/discentes dos dois PPGs. Para tanto, quatro doutorandos selecionados pelo PPGCEL- UFOP estão desenvolvendo parte do seu trabalho de tese no nosso programa, no contexto de projetos de pesquisa colaborativos entre docentes dos dois PPGs. Além disso, disciplinas conjuntas e workshops internacionais serão organizados pelos dois programas. O projeto prevê ainda a contratação de dois bolsistas de apoio técnico que ficarão lotados no PPGPAR-UFMG para dar suporte aos projetos de tese desenvolvidos no contexto desta proposta.
No presente quadriênio, o PPGPAR-UFMG também está disponível para atuar na formação conjunta nos programas MINTER/DINTER, com discussões iniciadas a partir de demandas de outros programas de pós-graduação no Brasil. Ressalta-se que a restrição de recursos orçamentários para este fim tem reduzido o interesse na formação de cursos MINTER/DINTER ou mesmo titulação fora da sede. No quadriênio, o PPGPAR-UFMG tem contribuído com programas avaliados como nível 4 e 5, na obtenção de recursos financeiros como o provento de bolsas de estudo em editais específicos (CNPq), facilitados pela interação prévia entre o PPGPAR-UFMG e diversas instituições no Brasil.
Também seguindo o conceito de Solidariedade, o PPGPAR-UFMG promove, como realizado nos quadriênios anteriores, cursos e eventos de abrangência nacional e internacional para qualificar docentes e estudantes da área de Parasitologia. Desde 2010, os Encontros de Pesquisa em Parasitologia contam com a média anual de 300 participantes de todas as regiões brasileiras e de profissionais estrangeiros oriundos principalmente da América Latina. Em todos os Encontros de Parasitologia há a presença de pesquisadores renomados da área, brasileiros e estrangeiros, para apresentação de palestras e mesas-redondas, com posterior interação com docentes e discentes do Programa, bem como com qualquer participante do evento. Tal interação já resultou, ao longo dos anos, a realização de trabalhos conjuntos com diversas instituições de pesquisa e ensino no país e no exterior.
Finalmente, na busca de reduzir assimetrias internacionais e promover a doce?ncia, pesquisa e orientação na área de Parasitologia em pai?ses com menor grau de desenvolvimento na po?s-graduac?a?o, o PPGPAR-UFMG tem captado e auxiliado na formação de profissionais de outros países como Alemanha, Angola, Colombia, Cuba, Equador, Moçambique, Paquistão, Peru, Timor Leste e Venezuela. Além de oferecermos o ambiente de formação em pós-graduação, temos acompanhado estes pesquisadores e realizando esforços para que possam estabelecer linhas de pesquisa em seus países de origem.
Nucleação
Historicamente, como a primeira Pós-Graduação a ser implantada no País, vários de seus egressos passaram a ocupar diversos cargos docentes e de pesquisa, ou mesmo de administração, em várias Universidades e Institutos de Pesquisa do Brasil e da América Latina, além de participarem de outros Programas de Parasitologia. Levando-se em conta o pioneirismo e o número de mestres e doutores formados, julgamos que o Programa vem desempenhando satisfatoriamente as suas metas nucleares, com o firme propósito de expansão em sua inserção social. Informações detalhadas, incluindo os nomes de cada docente e respectivo orientador, datas de suas defesas de dissertações ou teses, Instituições em que vêm atuando e tipo de cargos ou funções exercidas, são apresentadas neste site.
Visibilidade
Um importante indicador que mede a visibilidade de nosso Programa refere-se à participação expressiva de parasitologistas de outras instituições de Pesquisa e Ensino em diferentes regiões brasileiras durante o Encontro de Pesquisa em Parasitologia ICB/UFMG. Pretende-se, portanto, que este Encontro continue sendo realizado.
O Programa dispõe de página própria na Web (www.parasitologia.icb.ufmg.br) onde podem ser encontradas informações gerais (histórico, infra-estrutura, proposta do Programa e conceito CAPES), processo de seleção, informações didáticas (calendário de matrícula, grade curricular e oferta de disciplinas), alunos atuais, corpo docente, projetos e linhas de pesquisa, teses e dissertações defendidas, publicações, aplicação dos recursos financeiros e outros dados. O sistema ora implementado permite, também, que cada estudante possa acompanhar integralmente a sua passagem pelo Curso, com dados sobre o histórico, conceitos e créditos, produção intelectual, etc. As informações sobre o destino dos egressos são apresentadas em detalhe, sob a forma de tabelas e cobrindo os quinze últimos anos do Programa. A
página da UFMG contém integralmente todas as teses e dissertações de 2009, em formato PDF e incluídas no Sistema de Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, atendendo à solicitação da CAPES.