Proposta do Programa
Histórico | Proposta do Programa | Coordenação | Colegiado | Infraestrutura |
Atividades Conjuntas com outros Programas | Avaliação CAPES
Gestão Financeira | Memorial
Pontos fortes do programa
Resumidamente, elencamos o que consideramos ser os pontos fortes do PPGPAR:
Um dos únicos Programas de Pós-graduação de Parasitologia que abrange todas as principais áreas da Parasitologia, favorecendo uma sólida e plena formação aos discentes.
Ótimo equilíbrio entre pesquisa básica e aplicada. O PPGPAR tem muita tradição no estudo de aspectos básicos da Parasitologia e esse conhecimento acumulado tem sido a base para o desenvolvimento de projetos com forte enfoque tecnológico e de inovação, gerando produtos patenteados aplicados à solução de problemas sociais (armadilhas para controle vetorial de dengue e malária, kits de diagnóstico, vacinas, imunoterápicos). Alguns destes produtos já foram licenciados junto ao setor produtivo gerando royalties para a instituição.
Corpo docente diversificado, com especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente em suas respectivas áreas de atuação. A maior parte dos professores possui formação e/ou experiências em instituições internacionais.
Desenvolvimento de projetos de pesquisa e educativos de longo prazo junto à população de áreas endêmicas do país através da disciplina obrigatória Atividade de Campo e projetos de pesquisa. Essas iniciativas são fundamentais para a sensibilização dos discentes para a realidade da população que reside em áreas vulneráveis e formação mais humana por um lado e, por outro lado, leva informação e esclarecimento à população exposta às parasitoses.
Tradição e longevidade na formação de recursos humanos de qualidade, possuindo egressos distribuídos por todas as regiões do Brasil, contribuindo para a nucleação, com destaque em vários estados da região Nordeste do país.
Uso das mais variadas abordagens, tanto clássicas quanto contemporâneas, nos projetos de pesquisa, o que contribui para a diversidade de linhas de pesquisa do Programa.
Produção intelectual de qualidade, com concentração das publicações em estratos Qualis superiores.
Espírito colaborativo do corpo docente tem permitido a complementariedade de competências, nos colocando em uma posição privilegiada para explorar abordagens interdisciplinares no estudo de diferentes aspectos da Parasitologia, favorecendo a manutenção do nível de excelência alcançado nos últimos anos.