Proposta do Programa

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Integração com a graduação

Visão geral | Integração com a graduação | Pontos fortes do programa
Autoavaliação | Solidariedade, nucleação e transparência

1-BENEFÍCIOS RECÍPROCOS DA INTEGRAÇÃO COM CURSOS DE GRADUAÇÃO

A grande maior dos docentes permanentes do PPG-PAR, 27 dos 30 ministram aulas na Graduação a cada semestre, no Instituto de Ciências Biológicas, nas disciplinas do Depto. de Parasitologia ou dos seus respectivos departamentos de lotação, também orientam TCCs e estágios não obrigatórios. Os alunos que optam por seguir os percursos nas áreas de Biotecnologia e Saúde com especialização em Parasitologia realizam integralmente suas atividades nos Laboratórios de pesquisa dos professores docentes envolvidos no Programa de Pós-graduação em Parasitologia. No ano de 2020, cerca de 1400 alunos de graduação (700/semestre) participaram dos cursos/disciplinas ministrados pelo Depto. Parasitologia.

Ressalte-se que o livro-texto de Parasitologia mais utilizado, 'Parasitologia Humana', em sua atual 14ª. edição é a fonte bibliográfica para estudantes de Graduação em Medicina, Farmácia, Enfermagem e Ciências Biológicas, em todo o Brasil. Três de seus autores e organizadores, Alan Lane de Melo, Pedro Marcos Linardi e Ricardo Wagner de Almeida Vitor são docentes permanentes do nosso Programa. O autor principal, David Pereira Neves é professor aposentado da UFMG, ex-docente deste Programa. Outros 12 docentes de nossa Pós-Graduação são, também, autores de capítulos desta mesma obra. É importante ressaltar que a 15ª. edição será lançada ainda no ano de 2024 após revisão e atualização extensa de todos os capítulos escritos por muitos dos docentes de nosso Programa.

Um outro aspecto que deve der considerado no ensino da Parasitologia em diferentes níveis é a obtenção do material didático, devido principalmente ao alto custo da manutenção dos parasitos vivos e ao grande número de espécies importantes para a saúde humana e animal. A longa tradição em pesquisa do Departamento de Parasitologia permitiu durante as últimas três décadas a captação de recursos financeiros necessários para a criação de uma infraestrutura destinada à produção de um grande número de exemplares de parasitos. Este material biológico produzido no Departamento é amplamente utilizado nas aulas práticas das disciplinas da pós-graduação e para os cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Veterinária e Medicina da graduação. Este suporte didático também tem sido utilizado, sem qualquer ônus, por outros Departamentos e unidades da UFMG, como o Departamento de Zoologia e a Faculdade de Farmácia. Nos últimos 20 anos, o Departamento de Parasitologia tem sido responsável pela produção de uma extensa lista de material didático (protozoários, helmintos, artrópodes, peças macroscópicas, etc) subsidiado para várias Instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.

2- RESULTADOS

A integração com os cursos de Graduação tem permitido que conhecimentos, experiências e materiais oriundos de projetos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Parasitologia possam ser utilizados no ensino de Graduação em suas diversas disciplinas. Por outro lado, a UFMG mantêm programas institucionais como o Programa de Monitoria de Graduação.

Cabe ressaltar que os laboratórios de pesquisa coordenados pelos professores do Programa de PG em Parasitologia desenvolvem um ambiente profícuo para a interface entre os estudantes de Pós-Graduação e Graduação (bolsistas, estagiários e monitores), originando um aumento significativo de novos alunos para o Programa. Rotineiramente temos alunos de iniciação científica, sendo que a maioria deles com bolsas financiadas pelas principais agências nacionais de fomento (CNPq e FAPEMIG) que participam das publicações de resumos em Anais de Congressos, da semana de iniciação cientifica da UFMG, do Encontro de Pesquisa em Parasitologia do ICB/UFMG, e mesmo da publicação de artigos em periódicos. É importante destacar que aproximadamente 90% dos professores permanentes do Programa participaram da orientação direta destes alunos de iniciação científica.

Cabe ressaltar que desde 2010, por iniciativa do Programa de Pos-graduação em Parasitologia, tem sido realizado o 'ENCONTRO DE PESQUISA EM PARASITOLOGIA DO ICB/UFMG', evento direcionado aos estudantes de pós-graduação e graduação onde são abordados diferentes temas relacionados à pesquisa e à formação de parasitologistas no Brasil. O encontro conta anualmente com a submissão de cerca de 175 resumos, e uma média de 300 participantes; em sua grande maioria, alunos de graduação, pós-graduação e jovens pesquisadores de diversas instituições de pesquisa do país.

3- ESTÁGIO DE DOCÊNCIA (DO PÓS-GRADUANDO) JUNTO AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Parasitologia implementou em 1999 o Programa de Iniciação a Docência para todos os bolsistas da CAPES que devem acompanhar professores em uma das disciplinas de Graduação. Neste acompanhamento, o aluno ministra algumas aulas práticas e teóricas, selecionadas previamente pelo professor responsável. Cada aluno deve ainda apresentar, ao final do estágio, um relatório e um plano de aula teórica por escrito. Os estudantes devem estar regularmente matriculados na disciplina Prática de Ensino em Parasitologia I e II (PAR927), constante da grade curricular do Programa. O treinamento dos alunos tem auxiliado na formação dos nossos futuros professores. Esclarecemos que o aluno bolsista da CAPES é obrigado a cursar esta disciplina por um semestre, com carga horária de 30 horas/aulas, enquanto o aluno do doutorado deve cursá-la por dois semestres, totalizando uma carga horária de 60/horas aulas.

Programa de Pós-Graduação em Parasitologia – ICB – UFMG
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