Data: 04 de Abril de 2024

Esolha da Melhor Tese e menção honrosa defendidas em 2023 no PPGPAR

É com enorme satisfação que informamos o resultado da melhor tese e menção honrosa defendidas no PPGPAR em 2023 .

Agradecemos a banca examinadora compostas pelos doutores:

Felipe Bisaggio Pereira - Presidente
Adalberto Alves Pereira Filho
Fernando Abad-Franch
Leonardo Barbosa Koerich

Melhor Tese defendida em 2023:
Após as análises e deliberações pela banca examinadora foi indicada a tese intitulada: O gênero Echinostoma Rudolphi, 1809 (Trematoda: Echinostomatidae) no Brasil: estudo taxonômico integrativo de algumas espécies encontradas em Minas Gerais, defendida por Marisa Caixeta Valadão e orientada pelo Professor Hudson Alves Pinto (Departamento de Parasitologia, ICB, UFMG). A escolha desta tese se deve à originalidade, abordagem multidisciplinar e relevância do tema para o desenvolvimento social e científico. Os conhecimentos gerados certamente representam contribuição fundamental para a área temática a qual esta tese se insere. Consideramos também para esta escolha o caráter inovador dos resultados, em que o trabalho descreve duas espécies até então desconhecidas pela ciência, pertencentes ao gênero Echinostoma, bem como elucida padrões evolutivos entre congêneres e apresenta resoluções para impasses taxonômicos. Adicionalmente, foi levada em consideração a produtividade da discente durante seu período de doutoramento, com publicação até a presente data, de dois artigos relacionados à tese, e participação de outras quatro publicações, sendo duas dessas como primeira autora, todos artigos científicos publicados em periódicos internacionais de excelente qualidade.

Menção honrosa em 2023:
Pelo excelente trabalho, esta banca também gostaria de indicar para recebimento de menção honrosa a tese intitulada O papel dos receptores inatos NOD1 e NOD2 na imunopatologia da ascaridose larval, defendida por Camila de Almeida Lopes e orientada pela Professora Lilian Lacerda Bueno.

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Parasitologia parabeniza ainda todos pelos excelentes trabalhos apresentados e defendidos no Doutorado de 2023

A Coordenação.
PPGPAR